18 julho 2011



Olá queridos amiguinhos!

Há uns dias atrás, participei brevemente de uma discussão sobre diversão. Na verdade, o “arranca rabo” era sobre o uso dos famigerados decks Meta Game versus os decks que são formados só para se divertir, os decks For Fun.

O que parecia uma discussão sobre os decks passou a ser um debate mais profundo. O tema se tornou diversão. E aí eu te pergunto, ó nobres colegas, o que é mais importante: ganhar ou se divertir?

Claro que os mais hipócritas vão vir com aquele discurso pseudo-moralista de “o importante é competir”, “se eu me divertir é o que vale”. Que “o bom nos games é mesmo a camaradagem que surge no grupo” e outras coisas que fariam os Ursinhos Carinhosos terem um ataque hiperglicêmico.

Sabe o que eu penso sobre esse tipo de discurso? BULLSHIT!

Ninguém se diverte quando está perdendo. Ninguém se diverte quando um puto está tirando onda de sua cara. E quem afirmar o contrário é um mentiroso sem vergonha, uma pessoa sem envergadura moral, nem sustentabilidade ética.

A única razão pela qual você paga 350 pilas por um pedaço colorido de papel de 5x10 centímetros, é única e exclusivamente para ganhar. É quando se começa a ganhar que a diversão começa para valer. Como já dizia o guerreiro simério Conan: "O melhor da vida é destruir seus inimigos, vê-los sucumbindo diante de você e ouvir o lamento de suas esposas”.

No meio da discussão que citei no começo desse texto, apareceu um cara e perguntou se eu me divertia ganhando de uma pessoa com um starter deck, jogando com Man Eater bug e Magic Jammer? A minha resposta é: ABSOLUTAMENTE. E por que deveria ser o contrário? Divirto-me horrores quando eu ganho de QUALQUER deck! Pode ser de um menino de cinco anos com deck de banca de jornal ou de um jogador “profissional”.

E digo mais, não deveria ser o contrário. Todo mundo deveria se divertir quando ganha. Observem que não estou relacionando diversão com humilhação do adversário. Que apesar de ser bastante divertido, são coisas diferentes.

Outro argumento que rolou foi: Vocês não sabem o prazer de invocar uma Vennominaga the Deity of Poisonous Snakes. Aí eu respondo: WHATEVER!

Tem gente que diverte invocando a “besta fera dos sétimo círculo do inferno exterior” uma única vez na vida e outra na morte, e tem gente que se diverte invocando uma porralhada de vezes o Man Eater bug ou ativando um Magic Jammer. E esse cara é menos jogador do que o outro? Por quê? Por que eu tenho que me divertir menos em ganhar desse cara?

E para finalizar, se é tão honroso apenas competir. E se é tão prazeroso apenas a diversão dos decks, por que em torneios essas pessoas não jogam com o deck For Fun? Engraçado né?

Nesse caso, respeito mais o moleque que vai com o Starter Deck do que o cara que vai com trocentos “Pot of Dualits”.


=)