26 outubro 2012

[ O jogo como ele é! ] Crônica 05 - Trevas, Gretchen e a Condenação do Homem São.


     "... A Terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo... Deus disse: Faça-se a luz!... Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas." E foi assim que começou TUDO, de acordo com o livro mais famoso de todos os tempos. Alguns podem interpretar essa passagem do livro do Gênesis dizendo que essas trevas descritas eram a ignorância e a luz era o saber. Mas isso é uma viagem muito doida de filósofo, que eu num tô a fim de adentrar nessa discussão. Pra agora vamos nos apegar na literalidade da frase. As trevas. A ausência de luz. A Escuridão.


Eye, eye, view... Já tão falando de mim novamente, aff...

     O ser humano não foi desenhado por (encaixe aqui sua divindade preferida) para viver em total falta de luz. Não somos adaptados a isto. Alguns animais são adaptados. Nós, humanos, não. Tanto que um dos maiores saltos evolucionários para a homo sapiens sapiens foi quando conseguimos dominar o fogo. Alguns dizem que isso ajudou na alimentação dos homens primitivos. Eu digo que ajudou a afugentar o negrume da alma dos nossos ancestrais. Não fomos feitos para viver nas trevas.


... because, the night is dark and full of terrors.

     A escuridão é como um catalizador de todos os medos. Você pode vir me zoar agora dizendo que isso é papo de covarde. Mas duvido alguém manter total controle de sua mente quando envolto em trevas. Alguém que foi criado à luz não se acostuma às trevas. Quantas vezes quando éramos pequenos pedimos para dormir de com a luz do quarto acessa com medo do que o escuro poderia nos trazer? E aí nosso cérebro começa a funcionar macabramente, trazendo a tona os nossos medos mais escondidos no fundo da mente. Esse é o poder da escuridão. Ela faz você se lembrar daquele palhaço vestido de anão com cheiro de álcool que você morreu de medo quando foi para o circo pela primeira vez. Ou aquele episódio de Arquivo X em que um cara se transforma em uma coisa disforme se não comer (gastronomicamente) alguém, ou até aquela vez em que você assistiu o pornô da Gretchen. O HORROR!! O HORROR!!!!!


Roy?! É você?

     Na total escuridão, o que nos resta o Caos. Se você for pesquisar mais a fundo a criação do universo você vai ver que lá no começo o que se tinha era o Caos. Trevas e Caos. Os dois andam de mãos dadas tal qual batata Pringles e antenas de tv. Tanto é assim que o Monarca que teoricamente governa o mundo das Sombras chama-se Chaos. Isso não é coincidência, amiguinhos. Mas deixemos esse estudo etimológico para outra sessão. O que eu quero dizer é que na escuridão o que nos resta é o Caos!

     E você pode vir aqui e me falar: "Que é isso, nossa civilização já está evoluída o bastante." E eu digo: "Nunca aposte contra a chance de o homem fazer merd@". E isso não sou só apenas eu que digo não. Vários autores, escritores e estudiosos do homem afirmam que o Caos reinaria num mundo em trevas. Vou citar aqui duas histórias de mídias diferentes mais que dissertam sobre o mesmo tema. Revolution, nova série do Midas J.J. Abrams, e o Ensaio Sobre a Cegueira, do cultuadíssimo José Saramago. Ambos falam sobre a escuridão de forma diferentes, mais nas duas histórias o que nós vemos é a ruína da nossa espécie. 


J.J. e Saramago - Dois estudiosos da raça humana


     Em Revolution (que eu estou tomando como documentário) mostra o que acontece quando toda a eletricidade do mundo se esvai, some, pica-mula. As pessoas simplesmente surtariam, governos cairiam tal qual adversários de Anderson Silva no octógono. A escuridão trazendo o que há de pior em nós, seres humanos. Em Ensaio Sobre a Cegueira, quando todo mundo começa a ficar cego (e Saramago GÊNIO descreve como uma cegueira branca leitosa, uma brincadeira com as trevas da cegueira "normal") e a sociedade novamente vai ruindo. E cara, se Saramago e J.J. Abrams falaram, e melhor você ouvir.

     O que me faz chegar aqui no ponto onde eu queria. Tudo isso que eu descrevi acima passou por minha mente durante 3.467 segundos. Foi o tempo da minha mente absorver o que estava acontecendo quando a escuridão se fez diante de meus olhos e então depois dos 3.467 segundos percebi que a energia (A LUZ!!) do NORDESTE INTEIRO tinha sido cortada às 23:20. Todos os medos, o Caos, o terror, vieram à tona durante esses 3.467 segundos. Não teve aquele tradicional "Uhuuu" de quando acaba a energia na escola, não teve aquele "agora fudeu" de quando você está com os brothers tomando uma cerveja. A escuridão se fez e o silêncio reinou. 3.467 segundos. O tempo necessário para acabar com a alma de qualquer homem são.

Desespero. Isso é o que te resta.

     E nessa hora, eu me peguei pensando em uma cartinha que poderia nos salvar das trevas. Uma que é a salvação quando estamos envoltos a decks de trevas. Uma luz no meio da escuridão. Uma pequena bola de luz pra todos governar. Quando Deus separou a Luz das Trevas, a Luz tinha um sorrizinho sereno e tez rosada. Só a Consecrated Light poderia salvar a humanidade do caos e da destruição!!!!


Ó, grande bolinha rosa, nos proteja dos Blackwings, Darkworld's e Infernitys 

     Três vivas para a Consecrated Light!!!