26 agosto 2011




Olá amiguinhos!

No final da década de 80 e começo da década de 90 houve uma verdadeira invasão da cultura japonesa aqui no Brasil. O que contribuiu a esse fato foram os desenhos que baixaram com força em terras tupiniquins. Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, YuYu Hakusho, Super Campeões, Fly, Dragon Ball. São só alguns dos desenhos que serviram de babá para a nossa geração.

A consequência dessa entrada massiva de animes é a aceitação inconsciente da mitologia japonesa. Aprendemos e assimilamos muitos dos costumes japoneses quando crianças, e por vezes deixamos passar algumas situações e personagens que não tem explicação ocidental.

Um dos personagens que mais demonstra essa dicotomia entre os costumes ocidentais e orientais é o dragão.

Enquanto nas lendas ocidentais o dragão é um lagarto-voador-superdesenvolvido-cuspidor-de-fogo, os dragões orientais são descritas de forma diferente. Ele é parecido com o Shen-long de Dragon Ball e como o synchro modinha Naturia Barkion.


A imponente criatura é praticamente um Frankenstein, pois possui olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa, realiza um desejo, etc. Dragões sempre fizeram parte das lendas e mitologia chinesa, japonesa e coreana, e geralmente representam magia e poder. Somente imperadores poderiam utilizar o símbolo do dragão, pois era um ser sagrado e consagrado aos nobres.



O Naturia Barkion foi inspirado em um dragão em especial, um dos quatro deuses celestiais do Budismo, o Seiryuu, ou Dragão Azul do Leste. Como a maioria dos monstros que aparecem nas mais diversas mitologias, Seiryuu também tem sua constelação. Na verdade, Seiryuu é um grupo de 7 constelações, cada um representando uma parte do corpo:


1. Suboshi(chi: Jiăo ) - Chifre
2. Amiboshi( chi: Kàng ) - Pescoço
3. Tomoboshi( chi: Dĭ ) - Raíz
4. Soiboshi( chi: Fáng ) - Quarto
5. Nakagoboshi( chi: Xīn )- Coração
6: Ashitareboshi( chi: Wěi ) - Cauda
7. Miboshi( chi: Jī ) - "Peneira que separa grãos da casca"

Assim como os signos do zodíaco circundam o Sol, as constelações dos deuses celestiais circundam a Lua. Por isso as sete constelações que forma Seiryuu é conhecida também como As Sete Estações Lunares do Leste. Bonito isso né?

Relembrando os animes que você já deve ter assistido na vida, com certeza já viu esse nome antes. É o nome daquele maluco que é fatiado por Hiei na primeira missão do Time Urameshi. Eram quatro os demônios que o Urameshi tinha que dar conta: Biakko, Seiryuu, Genju e Suzaku.

Lembra agora? Olha o Seiryuu aí todo chique dragão...
Uma mariola para quem me dizer qual é o nome dos quatro deuses celestiais supracitados! Porra, não só Yugioh, mas como YuYu Hakusho também é cultura!


No Japão, acreditasse que os quatro deuses protegem a cidade de Kyoto, Seiryuu é responsável pela proteção do setor Leste, logo seu nome deriva do posto. Há templos na cidade que são voltados para o Seiryuu. Todos, é claro, situados na parte leste da cidade.



O Seiryuu também representa a chegada da Primavera, e o elemento madeira. Por quê? Porque o ser humano tem essa necessidade de acumular serviço em apenas uma pessoa, ou no caso, deus celestial.

=)

That’s all, folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário