15 agosto 2011



Olá amiguinhos!

Pensem comigo, por que o futebol é o esporte mais praticado do mundo?

Por que é divertido? Sim. É divertido pra caramba. Pode-se jogar em qualquer lugar? Sim... e não. Desde que o lugar seja humanamente habitável, dá para bater uma bolinha. Só é preciso uma bola e a festa esta pronta.

Mas profissionalmente falando, o que faz desse esporte tão diferente dos outros? Tenho uma teoria em relação a isso: por que é um esporte com regras fáceis de entender.

Se eu não me engano, a FIFA têm umas 17 regras que rege todo o esporte. Em todos os cantos do Universo conhecido, quem pratica futebol segue essas regras. É tudo muito simples. Não se joga futebol de um jeito no ocidente e de outro jeito no oriente. É um jogo justo e a vida é bela desse jeito.


Mas, contudo, entretanto, todavia, nem todos os esportes seguem esse preceito básico. O basquete da NBA tem regras diferentes das regras da NBB (Novo Basquete Brasil), por exemplo.  E acontece algo parecido com o nosso querido jogo de cartas.

Caso você seja uma principiante babaca que não sabe exatamente o que tá fazendo é preciso saber que o mundo do Yugioh é dividido em dois: TCG e OCG. Ou seja, Trading Card Game  e Official Card Game.  TCG dita as regras no ocidente e o OCG no oriente.

Mas não vou redigir sobre as regras em específico. Vou tocar em um assunto que não entendo o porquê acontece.

Por quê? Eu me pergunto. Por que cartas possuem efeitos diferentes no oriente e no ocidente?

O que eles acham que ocorre? Os ocidentais não tem capacidade mental de entender como uma carta funciona? Ou será que é para o único objetivo de tornar esse jogo mais complicado?

Só pode ser uma das duas explicações.

Eu poderia listar um monte de cartas onde isso acontece. Na verdade não poderia, porque eu não sei. Mas vou me focar em uma carta muito legal, que é ou foi o pesadelo de muita gente. Nossa querida carta campo Necrovalley.


No TCG, os efeitos dos monstros que se ativam sozinha no cemitério ainda são permitidos quando o Necrovalley está em campo. No OCG, não. O cemitério fica virtualmente morto (hã?! hã?! Cemitério. Morto). Por que há duas regras para a mesma carta? Isso abre precedentes para mudar toda a dinâmica de um jogo, que deveria ser tratado uniformemente em todos os lugares que ele é jogado.

Essa falta de uniformidade faz que o nosso joguinho seja mais complicado do que poderia. Mas como diz o Punkage “para que simplificar, se podemos complicar?”.

That’s all, Folks

Nenhum comentário:

Postar um comentário