08 novembro 2012

[ O jogo como ele é! ] Crônica 07 - A Crise de 29, a Vadia Louca e os MILHÕES!!!!


     1929. Esse ano foi deveras interessante para o mundo. Muitos vão dizer que foi um ano bom. Ano do nascimento de personalidade como Martin Luther King Jr. e do Yasser Arafat, além da gracinha da Hebe Camargo. Outros vão dizer que foi um ano ruim, pelas mortes prematuras do João Franco (Quem??) e da Rainha consorte da Espanha, Maria Cristina da Áustria (WTF?!?!). Porém, o ano de 1929 vai ficar conhecido nos anais (bicht, please...) da história como sendo o ano da Grande Depressão.


Não essa depres.......... Nevermind....

     A grande depressão foi uma crise financeira nunca antes vista na história do, como vou explicar.... do MUNDO!! Começou nos Estados Unidos e se alastrou pelos outros continentes como uma praga de gafanhotos nórdicos do Tibet. Em 1929 choveu mais empresário das torres de Nova York do que no ano todo no interior de Alagoas. Essa crise financeira foi causada, beeeeem resumidamente (professores de história relaxem), pelo simples fato da "demanda ser maior que a procura". Tinha muita, mas muita, coisa sendo produzida e o dinheiro pra comprar tais coisas estava acabando e a galera tava pouco se fud........ Não estavam ligando pra isso. Deu no que deu. Parafraseando o Tomas e o Rick Grimes: "shit happens".


Pois é...

     Mas essa grande depressão da economia mundial (que só foi sanada graças à Segunda Guerra Mundial) ensinou muita gente como lidar com suas finanças. As pessoas afetadas pela Crise de 29 ficaram mais cautelosas no que se refere a gastar o seu rico dinheirinho. Algo que, nós jogadores de YuGiOh deveríamos aprender um pouco com os sobreviventes da Depressão.


Tin?!? Pfffff... Bitch, please....

     Nosso inocente desporto não é uma coisa lá muito barata. Isso todo mundo que joga sabe. Um deck REALMENTE competitivo vale no mínimo uns 400 contos. Isso contando main deck, side deck, extra deck (esse sim, lhe arranca todos os olhos que você têm). Alguns vão dizer que isso não é nada. Pfff... 400 dilmas não é nada comparada a diversão, bla bla bla e mimimi... Cara, o problema é que quem joga YuGiOh raramente tem apenas um deck. Entusiastas do jogo têm pelo menos dois deck jogáveis e um monte de cartas avulsas guardadas dentro da lata de panetone do último natal. E o somatório dos valores dessas cartas é algo realmente depressivo para alguns... Tanto que conheço alguns jogadores (valtchhhiinnnn, ufa essa gripe né, ui...) que não fazem as contas de quanto gastou para não sofre um derrame.


Qualquer semelhança é pura coincidência... ( '-' ) 

     E a dinâmica dos valores, compras e vendas das cartas de YuGiOh se assemelha bastante ao caos econômico das bolsas de valores. Sim, aquelas que quebraram em 1929 e se ergueram apenas 10 anos depois. Muitas cartas são lançadas pela nossa querida Konami custando MILHÕES!!!!! Aquela ultra rara patati patata que todo campeão tem no deck e que todo mundo quer ter também. Cartas que tem valor de decks inteiros. Aí então um dia, aaah que dia magnífico, cartas que valem num dia 100 passam a valer 2!!! Porque, isso amigos, é o que acontece. A Konami é uma bitch! Nós entregamos nossos corações e ela nos corresponde em forma de escárnio e maldade. Ela faz cartaz irem de um preço “x” para o décimo dele em INSTANTES! Época de lista de restrição então... Já vi gente chorando... Triste...


Como diria Seu Omar: "Trágico..."

     Mas assim como a bolsa de valores é uma vadia louca o comércio de cartas também o é. Aquela carta que um dia você ganhou de presente daquele seu amigo fanfarrão pode se tornar a carta mais cobiçada no formato de amanhã. E ela valoriza mais que ações da Hering e das Casas Bahia juntas!! E isso é mais comum de acontecer do que se imagina. O finado deck Frog OTK que o diga. Cartas NOJENTAS que juntas fodiam o dia de qualquer um...


#saudades 

     E essa montanha russa alucinante de preços de cartas ocasiona um efeito colateral dos mais pantomimeiros. Jogadores colocando preços absurdos em cartas desvalorizadas. Um ano atrás ele adquiriu uma carta por 150 dilmas, hoje essa carta vale 30, mas ele só passa a mesma pelas 150 dilmas investidas. Tipo, POR QUÊ??? É para não ficar com a impressão de que foi passado para trás?? Afrodescendentes, por favor... Todos que jogam esse jogo já levaram prejuízo, faz parte da ""brincadeira"". Vai querer ainda vender a carta por 150 dilmas? Ok, nunca, NUNCA, você vai vende-la. Passar bem.


     Se bem que meu primeiro Penguin Soldier eu só venderia por MILHÕES!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Sutil sua referência.

    As outras perdas pela lista eu me senti mal, nessa ultima nem tanto, apelava muito mesmo.

    pena que não aproveitei o suficiente

    ResponderExcluir
  2. tenso foi eu comprar um brionac e num usar nem 15 dias kkk

    ResponderExcluir