27 novembro 2012

YTéC – Você tem direito a três desejos.



Quando eu era um pequeno infante, lembro que um dos games que mais gostava era o do Aladim no SNES. Nem tanto pelo filme, mas a jogabilidade era algo realmente bacana, e tinha o Gênio. Aquele personagem que sempre estava alí para me ajudar. Que me levantava quando eu caia. Aquele divertido ser azul era meu salvador. Meu amigo. 

Mas então, o pequeno infante cresceu. E como todos, descobri o Walt Disney deturpou histórias e estórias para deixar as crianças hipnotizadas. A Bela Adormecida é estuprada. A Vovózinha não sai viva da barriga do Lobo. Não tem madrasta, é a própria mãe que quer matar a Branca das Neves. E o Gênio? Ah, o Gênio. Aquele alegre ser azul é da mesma espécie de Lúcifer, o Anjo Caído. 

Sim. Vamos dissertar hoje sobre os Gênios, ou como podem ser também conhecidos, Djinns!  

[Um Djinn obeso, sim! E com muito orgulho!]

Gênio é a tradução usual em português do termo árabe Djinn. A palavra em português vem do Latim genius, que significa uma espécie de espírito guardião do qual se pensava serem designados para cada pessoa quando do seu nascimento, tipo um anjo da guarda da mitologia cristã. O termo parece ter entrado em uso no português através das traduções francesas d'As Mil e Uma Noites, que usavam a palavra génie como tradução de Djinn, visto que era similar ao termo árabe em som e significado. No árabe, a palavra "Djinn" significa literalmente alguma coisa que tem uma conotação de dissimulação, invisibilidade, isolamento e distanciamento.

Djinns são seres espirituais maléficos ou benéficos. Eles possuem o poder de controlar o destino das pessoas e das cidades as quais têm domínio. Eles foram criados por Deus num período que fica entre criação dos Anjos e a criação do homem. No Alcorão (Livro sagrado dos Mulçumanos), exatamente na Surata 55, intitulada "AR RAHMAN" (O CLEMENTE) nos Versículos 14 e 15, o Arcanjo Gabriel relata que o homem foi criado do barro, ao passo que os DJinns foram criados de uma chama de fogo.  

[Olá, sou um Djinn. Vim em paz!... Só que não!]

No versículo 50 da 18ª Surata d’O Alcorão,  diz que Iblis (o Senhor da Luz... a Estrela da Manhã... o Mais Belo... ainda não sabe quem é? Aff... é o Lúcifer! O Diabo! O Cramunhão! O Canhoto! O Chifrudo!) era um dos Djinns, dando a entender que foi por isso que ele desobedeceu à ordem de Deus. Contudo, em passagens semelhantes nos é dito que Deus ordenou aos anjos que se prostrassem perante Adão, coisa que eles fizeram, menos Iblis. Isso implica em que Iblis havia feito parte da companhia dos anjos. Existem outras passagens do Alcorão que citam a interação de Djinns com os homens. Sua definição varia muito de cultura para cultura, em suma os Djinns pertencem a mesma categoria dos Anjos, a chamada categoria dos Gênios, conhecida pelos esotéricos como "categoria dos elementais". Os Anjos são gênios assim como os Djinns. Os Anjos (Gênios) são seres celestiais que praticam o bem. Os Djinns (Gênios-contrários) são seres espirituais que praticam tanto o bem quanto o mal.


[O único gênio que respeito.]

Assim como todos os seres mitológicos, existe vários tipos de Djinns. Vamos a eles: 

Ghul: espíritos traiçoeiros que mudam de forma;

Ifrit: espíritos diabólicos;

Si'la: espíritos traiçoeiros de forma invariável.

O Djinn da água tem o poder de levar a depressão e a choros compulsivos. Em casos de suicídio a pessoa deprimida escolhe morrer afogada.

O Djinn da terra faz com que a pessoa não consiga ficar em casa e fique incomodada com suas roupas.

O Djinn do fogo é responsável pelo ódio e a inveja. Ele é mais ativo e não mata seu possuído, porém pode usá-lo para matar outro ser humano.

[Master of Trolls.]

Os Djinns (com suas características nocivas consideravelmente atenuadas ou convenientemente esquecidas), deram o ar de sua graça em produções ocidentais para cinema e TV e que não tinham necessariamente o mundo árabe como tema, como no caso dos vários filmes e desenhos como "Aladim" e Shazzan. O melhor exemplo desta "diluição de conteúdo" ocorreu com o seriado "I Dream of Jeannie" ("Jeannie é um Gênio", no Brasil), onde a protagonista Jeannie, interpretada pela voluptuosa Barbara Eden, é uma Djinn que vive dentro de uma garrafa sob os cuidados de um escrupuloso oficial da USAF. Em pelo menos dois episódios da série Supernatural, os irmãos Winchester enfrentam Djinns: 2x20 e 6x01. E claro, aparecem no nosso querido esporte yugiohzístico! =D

That’s All, Folks! 


Um comentário: