09 outubro 2012

[YTéC] Vale dos Reis




Pergunta rápida: o que tem dentro de uma pirâmide? Se você só respondeu “múmias”, parabéns. Você venceu na vida, só que ao contrário.

A antiga religião egípcia acreditava que uma pessoa poderia usufruir de todos os seus pertences no além-vida ou no pós-morte ou vice e versa. As pirâmides nada mais eram que um túmulo gigante para os imponentes reis egípcios, os famosos faraós. Uma fortaleza onde se encontraria o corpo mumificado do faraó e todos (TODOS!) os seus pertences, já que o bacana queria era aproveitar a farra na vida após a morte. Bem, era coisa para ca*#&$ dentro dessas pirâmides! E geralmente de ouro.

Não à toa, as pirâmides eram fortalezas labirínticas (óia!), construídas teoricamente para serem impenetráveis. Só na teoria. Na prática, as pirâmides era uma grande gincana: ganha quem conseguir saqueá-las primeiro. Há relatos que os saques das pirâmides começaram ainda no período a.C. E para um faraó, nada pior do que ter seus pertences roubados. E então? O que fazer?

A solução encontrada pelos faraós foi simples e genial, para a época pelo menos. Ao invés de construir pirâmides, que falhavam no quesito descrição, por que não escavar túneis em montanhas e vales de difícil acesso? Assim, em um vale na margem oeste do Rio Nilo, abaixo da Montanha de Tebas, foi construída uma série de tumbas, o que levou o lugar a ser conhecido como Vale dos Reis.  Ou seja, uma necrópole. Um NECROVALLEY!

[ A carta campo mais odiada/amada da história do Yugioh]

Sim, amiguinhos. A carta campo do nosso coração tem uma origem histórica egípcia muito marcante, diria até, imperial. Pois, durante 500 anos, as tumbas do Vale dos Reis foram construídas para abrigar os corpos e pertences de faraós e poderosos nobres do Império Novo Egípcio (da 17ª à 20ª Dinastia). A Montanha de Tebas era conhecida nos tempos antigos de ta dehent, ou O Pico. Sua forma se assemelha a uma pirâmide, o que pode ter influenciado a escolha do lugar.

[Forever Alone]

Apesar do Vale dos Reis se localizar em um ponto de difícil acesso, ainda sim havia o risco de saque, por isso foi criado uma polícia especial para proteção das tumbas, ou seja, grave keepers! Ou, com são conhecidos historicamente, os Medjai. Mas não vamos gastar munição agora, falaremos sobre essa guarda de elite em outro post.

Apesar do nome, lá também eram sepultados rainhas, príncipes e nobres. Mas no início as tumbas construídas no Vale dos Reis foram direcionadas apenas aos faraós, os primeiros enterrados foram os de Amen-Hotep I e Tutmés I. Até o rei Amen-hotep III, os reis eram enterrados na necrópole real, mas seu filho, Akhenaton, construiu a sua tumba em outro lugar. Akhenaton fez isso pois impôs uma mudança de todo paradigma religioso do Egito em seu reinado. Quando Akhenaton morreu, e foi sucedido por Tutancâmon, os faraós voltaram a serem sepultados no Vale dos Reis.

As tumbas reais são decoradas com cenas da mitologia egípcia e dão pistas para as crenças e rituais funerários do período. Mesmo com todos os ~sistemas de seguranças~ definidos na construção dessas tumbas, elas ainda sim foram fortemente saqueadas na antiguidades. Contudo, as câmaras ainda apresentavam a imponência faraônica típica do Antigo Egito. Ainda sim, o local ainda é foco de expedições arqueológicas e egiptólogas, tanto é que novas câmaras sepulcrais foram descobertas em 2008.

[Saqueando Explorando a necrópole, like a lord.]

A necrópole real ficou conhecida na atualidade por ter sido lá a descoberta do túmulo de Tutancâmon. A morte de Tutancâmon guarda vários mistérios e, para deixar a história mais estranha ainda, ele, supostamente, matou várias outras pessoas 3.000 anos depois, através daquela que seria conhecida como “A Maldição de Tutancâmon”. A crença na maldição surgiu depois que várias pessoas, que tiveram contato direta ou indiretamente com a tumba do jovem faraó, morreram de forma inesperada.

[O Rapto do Menino Dourado]

A tumba de Tutancâmon foi uma das maiores descobertas arqueológicas da história, isso devido ao estado de conservação e o inestimável tesouro intocado que jazia junto a múmia (é raro encontrar tumbas que não foram violadas e destruídas por saqueadores ao longo dos milênios).

Voltando à nossa querida Necrovalley, vocês perceberam que o efeito da carta é muito parecido com o motivo real da criação do Vale dos Reis? A carta tem o poder de proteger o cemitério de intrusos e deixar bem quietinho o que dorme sob suas tumbas. É amiguinhos, Yugioh também é cultura. Muita cultura. Basta só focar além daquilo que os olhos veem.

That’s all, folks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário