19 agosto 2011




Olá amiguinhos!

Que bom que vocês voltaram. Vamos continuar com a história que inspirou na construção d’Os Monarcas.

Como vimos na primeira parte desse post, Os Monarcas foram inspirados nos 7 reis de Roma. Mas aí me disseram que, no começo, foram criados apenas seis Monarcas. Só depois foi adicionado mais um.

O que faz que Os Monarcas sejam relacionados aos Reis da Roma Antiga é mais profundo. Para isso, vamos analisar cada monarca.


Raiza, Monarca da Tempestade 


"Raiza, Monarch the Storm" pode ser relacionado ao primeiro rei de Roma, Rômulo. Pois foi quando um círculo de pássaros pairou sobre Rômulo, uma antiga profecia afirmava que aquele a qual esse fenômeno acontecesse, seria o rei. Explicando por que "Raiza" tem um pássaro como crista na cabeça.  No fim da vida, a comitiva em que Rômulo fazia parte foi tomada por uma tempestade, e o rei desapareceu sem explicações.


Kuraz, Monarca da Luz


"Kuraisu", seu nome na OCG, é uma abreviação de "Kuraisuto", uma tradução fonética de Jesus Cristo. Isso também pode ser apoiado por este monstro ter uma posição semelhante à de Cristo pregado na cruz verdadeira, bem como a peça circular em volta Kuraz é semelhante a um halo. Numa Pompílio, o segundo rei de Roma foi conhecido como o rei mais justo e religioso de todos eles. A personalidade justa de Numa Pompílio se apresenta também em seu efeito, onde o adversário perde uma carta no campo, mas compra uma também. Equilibrando os danos.


Zaborg, Monarca do Trovão


"Zaborg a Monarch Thunder" poderia ser derivado de Tulio Hostilio, o terceiro rei de Roma. Pois, diz-se que o rei foi atingido por um raio devido ao seu orgulho, morrendo por essa causa. Não obstante, Zaborg é o Monarca do Trovão.


Mobius, Monarca do Gelo 


Esse Monarca é um dos mais difíceis de fazer uma relação com um dos reis de Roma. Contudo, sendo o Monarca da Água, é possível liga-lo ao quarto rei de Roma, Anco Márcio. O Rei foi o responsável por levar o reino de Roma ao litoral europeu. Ou seja, foi o responsável a levar o reino romano ao mar.


GranMarg, Monarca da Rocha 


GranMarg é considerado por todos o monarca mais inútil. O que é uma injúria. Esse monstro é importantíssimo, tanto é que... não... quem eu quero enganar, esse monstro é inútil mesmo. Podemos ligar essa bomba ao Tarquínio Prisco, quinto rei romano. Tarquínio foi o responsável pelo maior evolução infraestruturial (?!) da cidade. Ele construiu os maiores monumento de Roma. Rocha, construção, monumentos. Pegaram?


Thestalos, Monarca do Fogo


"Thestalos" pode ser derivada de Servio Tulio.  Diziam que ele tinha um anel de fogo ao redor da cabeça quando ele tinha uma tenra idade, um sinal de que ele iria se tornar rei.


Caius, Monarca Sombrio



O último rei de Roma foi o Tarquínio, o Soberbo. O feladamãe foi tão escroto que tocou o terror em Roma, a verdadeira Era do Caos. Tanto fez que foi assassinado em um golpe de Estado, pelo Estado que tinha acabado de surgir. Pois o reinado foi substituído pela república. Foi reconhecido como o Rei do período mais negro do reino, o Monarca Sombrio.

E aí você me pergunta: E o Delg? Onde fica?



Então amiguinhos, o novo monarca foi desenvolvido há pouco tempo. E logicamente, não pode ser remetido a nenhum dos sete Reis de Roma. Contudo, na bíblia há uma passagem no livro do Apocalipse que fala de um oitavo rei de Roma, que procede dos 7 antigos e vai para a destruição.

Logo, todos os Monarcas são historicamente relacionados a Roma. E isso é lindo.

Então, até a próxima aula.

That’s all, folks!


16 agosto 2011

[NEWS] Exclusivas Generation Force



Aew Galera, antes tarde do que nunca, segue ai as OCG Imports e as TCG Exclusivas do Generation Force. Lançamento dia 16 Agosto.


GENF-000 - Xyz Veil(Ultra Rare/Super Rare)

[Trap/Continuous]

Monstros Xyz virados para cima que possuam Xyz Material não podem ser alvos de efeitos de cartas.



GENF-081 - Sea Lancer (Rare)

Water/Level 5
[Beast-Warrior/Effect]
ATK 1300/1000

Você pode selecionar qualquer número dos seus monstros removidos do tipo Fish, Sea-Serpent ou Aqua e equipá-los nesta carta. Este efeito só pode ser usado uma vez enquanto esta carta está virada para cima no campo. Se esta carta, virada para cima, seria destruída, você pode destruir uma destas cartas no lugar. Esta carta ganha 1000 ATK enquanto equipada com algum monstro por este efeito.



GENF-082 - Piercing Moray (Ultra Rare/Ultimate Rare)

Water/Level 4
[Fish/Effect]
ATK 1500/500

Uma vez por turno, você pode tributar um montro do tipo Fish, Sea Serpent ou Aqua, esta carta ganha 500 ATK. Se esta carta um monstro de DEF menor que seu ATK, cause dano nos Life Point´s igual a esta diferença.



GENF-083 - Lost Blue Breaker (Secret Rare)

Water/Level 3
[Sea Serpent/Effect]
ATK 1400/0

Se houver outro monstro do tipo Fish, Sea Serpent ou Aqua no campo, você pode tributar esta carta para selecionar uma Spell ou Trap no campo e destruí-la.



GENF-084 - Pain Panther (Secret Rare)

Dark/Level 2
[Zombie/Tuner/Effect]
ATK 400/200

Enquanto esta carta está virada para cima no campo, seu nome é tratado como "Plaguespreader Zombie". Uma vez por turno, você pode selecionar até dois monstros do tipo Zombie que você controla, exceto esta carta. Seu level se torna 2 até a End Phase. Eles não podem ser utilizados como monstros Synchro Material exceto para Synchro Summon de monstros do tipo Zombie.



GENF-085 - Orient Dragon (Secret Rare)

Wind/Level 6
[Dragon/Synchro/Effect]
ATK 2300/1000

1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner

Quando esta carta é Synchro Summon, selecione um monstro Synchro, face-up, que seu oponente controla e remova-o do jogo.



GENF-086 - Adreus, Keeper of Armaggedon (Secret Rare)

Dark/Rank 5
[Fiend/Xyz/Effect]
ATK 2600/1700

2 Level 5 Monsters

Uma vez por turno, você pode retirar um monstro Xyz Material desta carta para selecionar uma carta face-up que seu oponente controle e destruí-la.



GENF-087 - Fish and Swaps (Rare)

[Spell/Normal]

Descarte uma carta e selecione 2 monstros do tipo Fish, Sea Serpent ou Aqua removidos do jogo. Adicione eles a sua mão.



GENF-088 - Painful Return (Rare)

[Spell/Normal]

Seu oponente escolhe um monstro do seu cemitério. Durante a End Phase, adicione este monstro a sua mão.



GENF-089 - Smashing Horn(Secret Rare)

[Trap/Counter]

Quando um efeito de monstro ou uma Trap Card é ativado para negar o normal ou Special Summon de um monstro, negue a ativação e destrua.



GENF-090 - Elemental Hero Flash (Comum)

Light/Level 4
[Warrior/Effect]
ATK 1100/1600

Quando esta carta é destruída em batalha e enviada ao cemitério, você pode remover esta carta e 3 monstros "Elemental Hero" com nomes diferentes do seu cemitério para selecionar uma Normal Spell Card do seu cemitério e adicioná-la a mão.



GENF-091 - Vision Hero Trinity (Super Rare)

Dark/Level 8
[Warrior/Fusion/Effect]
ATK 2500/2000

3 "Hero" Monsters

Durante o turno que esta carta é Fusion Summon, seu ATK passa a ser o dobro do seu ATK original. Esta carta pode atacar até 3 vezes em cada Battle Phase. Esta carta não pode atacar seu oponente diretamente.



GENF-092 - Phantom Magician (Comum)

Dark/Level 3
[Spellcaster/Effect]
ATK 600/700

Quando esta carta é destruída por batalha e enviada ao cemitério, você pode Special Summon 1 monstro "HERO" com 1000 ou menos de ATK do seu deck, face-up, em Defense Position.



GENF-093 - Elemental Hero Nova Master (Ultra Rare/Ultimate Rare)

Fire/Level 8
[Warrior/Fusion/Effect]
ATK 2600/2100

1 "Elemental Hero" Monster + 1 Fire Monster

Esta carta deve ser Fusion Summon e não pode ser Special Summon de outra forma. Se esta carta destrói um monstro do oponente em batalha, compre uma carta.



GENF-094 - Masked Hero Goka (Rare)

Fire/Level 6
[Warrior/Fusion/Effect]
ATK 2200/1800

Esta carta deve ser Special Summon com "Mask Change" e não pode ser Special Summon de outras formas. Esta carta ganha 100 ATK para cada monstro "Hero" no seu cemitério.



GENF-095 - Masked Hero Vapor (Super Rare)

Water/Level 6
[Warrior/Fusion/Effect]
ATK 2400/2000

Esta carta deve ser Special Summon com "Mask Change" e não pode ser Special Summon de outras formas. Esta carta não pode ser destruída por efeito de cartas.



GENF-096 - Vision Hero Adoration (Secret Rare)

Dark/Level 8
[Warrior/Fusion/Effect]
ATK 2800/2100

2 "Hero" Monsters

Uma vez por turno, você pode selecionar um monstro virado para cima que seu oponente controla e um monstro "Hero" virado para cima no seu controle, com exceção desta carta. O monstro selecionado do oponente perde ATK e DEF igual ao ATK do seu montro selecionado até a End Phase.



GENF-097 - Mask Change (Comum)

[Spell/Quick Spell]

Selecione um monstro "Hero", no seu controle, vidado para cima e envie para o cemitério. Então Special Summon 1 monstro "Masked Hero" do seu Extra Deck com o mesmo atributo.



GENF-098 - A Hero Lives (Ultra Rare/Ultimate Rare)

[Spell/Normal]

Se você não controle nenhum monstro, pague metade dos seus pontos de vida e Special Summon 1 level 4 ou menor monstro "Elemental Hero" do seu Deck.



GENF-099 - Steelswarm Roach (Secret Rare)

Dark/Rank 5
[Fiend/Xyz/Effect]
ATK 2600/1700

2 Level 4 Monsters

Quando um monstro level 5 ou maior é Special Summon, você pode retirar um 1 Xyz Material desta carta para
negar o Summon do mostro e destruí-lo.

[NEWS] Ban-List September 2011 OCG

Aew, Aew, Aew...

Depois de muito tempo, aqui estou eu de volta para trazer para vocês a lista de Banidas e Restritas do OCG.

New Forbidden:

Fishborg Blaster
Mind Master
Giant Trunade
Royal Oppression

New Limited:

Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
Debris Dragon
Lonefire Blossom
Formula Synchron
Legendary Six Samurai - Shi En
T.G. Hyper Librarian
Heavy Storm
Pot of Avarice
Primal Seed
Shien's Smoke Signal

New Semi-Limited:

Necro Gardna
Summoner Monk
Tragoedia
Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier
Destiny Draw
Swords of Revealing Light
Call of the Haunted
Mind Crush

No Longer Limited:

Judgment Dragon
Spirit Reaper
Megamorph
Mystical Space Typhoon
Overload Fusion
Gravity Bind
Icarus Attack

Já tá confirmada no Japão, mais tarde trago um artigo comentando essa nova lista.

15 agosto 2011



Olá amiguinhos!

Pensem comigo, por que o futebol é o esporte mais praticado do mundo?

Por que é divertido? Sim. É divertido pra caramba. Pode-se jogar em qualquer lugar? Sim... e não. Desde que o lugar seja humanamente habitável, dá para bater uma bolinha. Só é preciso uma bola e a festa esta pronta.

Mas profissionalmente falando, o que faz desse esporte tão diferente dos outros? Tenho uma teoria em relação a isso: por que é um esporte com regras fáceis de entender.

Se eu não me engano, a FIFA têm umas 17 regras que rege todo o esporte. Em todos os cantos do Universo conhecido, quem pratica futebol segue essas regras. É tudo muito simples. Não se joga futebol de um jeito no ocidente e de outro jeito no oriente. É um jogo justo e a vida é bela desse jeito.


Mas, contudo, entretanto, todavia, nem todos os esportes seguem esse preceito básico. O basquete da NBA tem regras diferentes das regras da NBB (Novo Basquete Brasil), por exemplo.  E acontece algo parecido com o nosso querido jogo de cartas.

Caso você seja uma principiante babaca que não sabe exatamente o que tá fazendo é preciso saber que o mundo do Yugioh é dividido em dois: TCG e OCG. Ou seja, Trading Card Game  e Official Card Game.  TCG dita as regras no ocidente e o OCG no oriente.

Mas não vou redigir sobre as regras em específico. Vou tocar em um assunto que não entendo o porquê acontece.

Por quê? Eu me pergunto. Por que cartas possuem efeitos diferentes no oriente e no ocidente?

O que eles acham que ocorre? Os ocidentais não tem capacidade mental de entender como uma carta funciona? Ou será que é para o único objetivo de tornar esse jogo mais complicado?

Só pode ser uma das duas explicações.

Eu poderia listar um monte de cartas onde isso acontece. Na verdade não poderia, porque eu não sei. Mas vou me focar em uma carta muito legal, que é ou foi o pesadelo de muita gente. Nossa querida carta campo Necrovalley.


No TCG, os efeitos dos monstros que se ativam sozinha no cemitério ainda são permitidos quando o Necrovalley está em campo. No OCG, não. O cemitério fica virtualmente morto (hã?! hã?! Cemitério. Morto). Por que há duas regras para a mesma carta? Isso abre precedentes para mudar toda a dinâmica de um jogo, que deveria ser tratado uniformemente em todos os lugares que ele é jogado.

Essa falta de uniformidade faz que o nosso joguinho seja mais complicado do que poderia. Mas como diz o Punkage “para que simplificar, se podemos complicar?”.

That’s all, Folks

12 agosto 2011



Olá amiguinhos!

Na sessão passada nós falamos sobre a mitologia hindu. A relação entre carta e mito foi bem clara. Contudo, nem sempre é assim tão fácil encontrar as referências às quais os criadores das cartas de Yugioh utilizam para confeccioná-las.

E é o que acontece com as estrelas desse nosso post: Os Monarcas.



Os monarcas estão por aí há muito tempo. E fazem raiva desde sempre. A família era formada por sete cartas, cada um com atributo e efeito diferente. Por sua versatilidade, são capazes de se esgueirar pela maioria dos decks.

Mas esses carinhas surgiram do mais profundo nada? Não. Mais uma vez o japonês-maluco-criador-das-cartas-que-esqueci-o-nome se inspirou em uma passagem histórica como inspiração. E dessa vez, foi uma passagem histórica fora do campo da mitologia, pois estamos falando de Roma.

O número sete é um numero bastante importante na história da cidade italiana. Na antiguidade, Roma era famosa por ser o centro do mundo ocidental. A primeira visão dos viajantes da cidade eram as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio (ou Capitólio), Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. As sete colinas de Roma, eventualmente, foram tomadas pelas moradias dos habitantes da cidade.

“Ah, então os Monarcas foram inspirados nas sete colinas de Roma?”

Não. Houve outros “sete” que seriam bem mais importantes que montes de terra e pedra.

Mas antes, é importante lembrar que a Roma Antiga não se resume apenas aos tempos dos césares. Antes de se tornar o famoso Império Romano, Roma foi uma república. E antes de ser uma república, Roma foi uma monarquia. E durante o período da Monarquia Romana, a cidade teve sete reis. SETE!

Todo mundo aqui deveria saber a lenda da criação da cidade de Roma. Àqueles que não sabem, um pequeno resumo: dois guris de nome Rômulo e Remo nascem, são jogados ao léu, encontram uma loba, é amamentada pelo animal, crescem, Rômulo constrói Roma.


Essa lenda não condiz com os registros históricos da época, mas quem quiser saber mais sobre esse assunto, pergunta ao Google. Enfim, depois de uma disputa de sangue entre os dois irmãos, Rômulo mata Remo, funda a cidade de Roma, tornando-se assim o primeiro rei de Roma. Segundo a lenda, isso aconteceu em 753 a.C.

“Mas então, quem foram afinal os sete reis de Roma?”

Bem, cronologicamente, os sete reis de Roma foram:

1. Rômulo (753-716 a.C.)
2. Numa Pompílio (715-672 a.C.)
3. Túlio Hostílio (673-642 a.C.)
4. Anco Márcio (640 – 616 a.C.)
5. Tarquínio Prisco (616 – 579 a.C.)
6. Sérvio Túlio (578-534 a.C.)
7. Tarquínio Soberbo (534 – 509 a.C.)

A relação entre esses sete reis e as sete cartas monarcas nem sempre é clara. É preciso creditar algumas decisões no desenvolvimento das cartas à criatividade do japonês maluco. Mas ainda sim, é possível forçar uma ligação entre eles. E é isso que vamos ver. Mas não agora.

Na próxima sessão do Yugioh também é cultura, continuaremos a nossa conversa. Até lá.

That’s all, folks.

08 agosto 2011

Dicas e Regras

Como diria o minikage "Olá amiguinhos", hoje eu vou falar um pouco, mas só um pouco mesmo sobre uma das cartas mais versátil dos últimos tempos, se você precisa de algo pra parar aquele combo safado que seu oponente está prestes a iniciar usando algum efeito de monstro, ou se você precisa evitar que ele use algum efeito no turno dele pra que no seu você possa dar cabo dele esta é a carta que você precisa :



Tipo de carta : Monstro
Level : 1
Atributo: luz
Atk/Def : 0/0
Raça : Mago
Velocidade de efeito: 2
Tipo do efeito: Quick
Texto: Durante a Main Phase do oponente, você pode descartar esta carta da sua mão para o cemitério para selecionar um monstro face para cima que seu oponente controle. Negue o(s) efeito(s) do monstro até a End Phase.







Rullings

This card will negate effects that active or apply on the field. It will not negate an effect that activates in the graveyard.

Está carta pode negar efeitos que ativam ou se aplicam no campo. Ele não pode negar efeitos que ativam no cemitério.

If you control the targeted monster when the effect of Effect Veiler resolves, the targeted monster's effect(s) will not be negated.

Se você controla o monstro quando o efeito de Veiler se resolve, o efeito do monstro não será negado.

If the targeted monster is no longer face-up on the field when Effect Veiler's effect resolves, the targeted monster's effect(s) will not be negated.

Se o monstro selecionado não está mais face pra cima no campo quando o efeito de Veiler se resolver, o efeito do monstro não será negado.

If the effect of Effect Veiler resolves, and the targeted monster is then flipped face-down, its effect(s) will no longer be negated, even if it is flipped face-up again later that turn.

Se o efeito de Veiler resolve, e o monstro selecionado é setado, seu efeito não será mais negado, mesmo que ele seja virado face pra cima no mesmo turno.

If you target Exiled Force with Effect Veiler and your opponent Tributes Exiled Force to activate its effect later in the turn, the effect of Exiled Force will be negated.

Se você seleciona Exiled Force com o efeito de Veiler e seu oponente ativa o efeito mais tarde durante o mesmo turno , o efeito de Exiled Force será negado.

Bem como podemos constatar aí estão os motivos que levaram o Veiler a ser a carta do momento, praticamente boa parte dos decks de atualmente está utilizando um ou dois deles no main deck ou mesmo no side deck.

O Veiler propicia ao seu usuário a vantagem do elemento surpresa e por ser Spell Speed 2 pode ter seu efeito ativado em resposta a ativação do efeito do oponente, dando mais uma vantagem caso o efeito do oponente tenha custo, visto que ele paga-rá o custo e terá seu efeito negado.

Seu efeito pode ser ativado tanto na main phase 1 como na main phase 2, o danadinho ainda é tuner e o que poucos sabem é que você não precisa descartar o Veiler desesperadamente na main phase 1 de seu oponente antes que ele entre na batlle phase no caso de monstros com efeitos que se ativam nessas fase, pois mesmo que o oponente tenha um Catastor em campo você pode esperar até ele lhe avisar que vai entrar na fase da batalha para ativar o efeito de Veiler, alguns podem se perguntar como assim?

E lhes responderei de maneira simples você tem direito de ativar o efeito de Veiler assim que o oponente disser que vai entrar na fase de batalha, entretanto se você o fizer seu adversário poderá entrar na fase de batalha ou continuar com a main phase dele.

Esta na minha singela opinião é uma das melhores cartas da atualidade já que entra fácil em qualquer deck(eu mesmo uso dois) e sem querer ser repetitivo, uma das melhores coisas que este card game pode nos oferecer é o prazer de estragar aquela jogada fodástica que o adversário ia fazer seja com um brionac ou com um Superancient Deepsea King Coelacanth e como dizia um sábio "quem nunca negou um efeito de um monstro com veiler não saber o que é trollar."



Olá amiguinhos

Vou confessar uma coisa (estou usando essa sessão como confessionário, já perceberam?), eu uso essa sessão inocente para extravasar toda a frustação e raiva que se segue a uma segunda feira. Assim, o nome da sessão não poderia ser diferente. Assim, direciono isso tudo para o Yugioh por dois simples motivos: porque o blog é sobre Yugioh (dã!) e porque eu gosto de escrever.

Pronto, confissão feita. Agora vamos ao que interessa, falar mal das coisas. =)



Há duas épocas do ano em que os praticantes de Yugioh ficam com o orifício anal nas mãos. Que são os dias anteriores à famosa e maldita lista de restrição da Konami. “Por que?” perguntaria um leitor que caiu nesse blog por acidente. Aliás, se você caiu nesse blog por acidente e só conhece o desenho, saia daqui e vá para o site da TV Globinho, seu burro!

Voltando o assunto. Nós lutamos para montar um deck de cartas maneiro, gastando o nosso rico dinheirinho. Investimos sangue, suor e lágrimas nessas malfadadas cartas. Compramo-las a preços, às vezes, estupidamente elevados. No fim do caminho trilhado, temos os nosso deck completo! Para que? Para a Konami vir tal qual um Felipe Melo desembestado e quebrar as nossas pernas!


Ela solta a lista de restrição que proíbe justamente àquela carta matadora do seu deck! Àquela a qual é o alicerce, a base, o núcleo que mantém todo o universo grudado. Todo o esforço e dinheiro são desvalorizados por decisões arbitrária dessa organização do mal a qual somos reféns.

E aí amiguinhos, não adianta espernear. Seu deck foi para o saco. Nunca mais será o mesmo. Um deck Starter com um Man-Eater Bug nas mãos de um pirralho de 10 anos será o suficiente para ganhar do seu malfadado deck. Logo, há duas opções: ou você se desfaz do deck ou o guarda para fins nostálgicos.


Mas a feladaputagem não para por aí. Como ninguém tá no mundo para fazer filantropia e como costuma dizer uma pessoa mais sábia do que eu “em chuva de pica, pega a menor e senta”, o cara quer se desfazer a.k.a. vender do deck para assim começar o martírio de montar outro que seja tão bom quanto o antigo. Então vamos novamente ao sangue, suor e lágrimas.

Então, não mais que de repente, na exata semana que você vendeu o deck, o que acontece?! A porra da Konami libera a carta matadora novamente! A sensação é muito parecida com os investidores da bolsa em 1929.

- Meudeusdocéu! Investi tudo na Varig! 

A Troll Master LTDA, em seu reino de maldade, novamente acaba com a chance de você ser feliz na vida. E não é tudo, adivinha qual é o deck que a vil empresa vai mudar na mesma lista? AQUELE QUE VOCÊ ESTAVA MONTANDO!

É nesse momento que agradeço pelo porte de armas sem documentação ser proibido nesse país.

E essa porra já aconteceu com todo mundo. Aí levanta a mão um puto para dizer “nunca aconteceu comigo”. E eu respondo: “Mas vai acontecer! Tão certo como 2 mais 2 nem sempre é 4 e tão certo como a bola pode ser quadrada!”

Thats all, folks!

07 agosto 2011

Olá amiguinhos.

Quem joga este nosso desporto é uma pessoa diferente das outras. Alguns podem achar que somos meros babacas que gastam rios de dinheiro com pedaços de cartolina de 15x10 cm. Bem, em parte é verdade, desculpe. Mas por outro lado, nós temos um hobby que preza o exercício da inteligência. E isso nos torna melhores que a maioria das pessoas.

Contudo, cultura e inteligência são coisas diferentes. Correlatas, mas diferentes. E o que muita gente não percebe nesses pedacinhos de papel é que há uma carga multi-cultural incrível. Como o Sakekage me disse um dia: “esse japonês maluco pesquisa antes de fazer essas cartas”. E é verdade. Grande parte dos monstro apresentados em Yugioh tem um background. É uma pena isso passar despercebido atrás de 4500 pontos de ataque.

Mas não mais! Pois a partir de hoje, vou mostrar a vocês a mitologia das cartas (pelo menos daquelas que as tem). Porque...



E vamos começar essa sessão com a carta mais comentada de todos os tempos da última semana: Trishula, Dragon of The Ice Barrier.



Trishula (do sânscrito, significa "lança trifurcada") é um tipo de tridente encontrado no sudeste da Ásia. O número três é uma constante da mitologia hindu. Não obstante, o Trishula é um símbolo hindu-budista, constantemente relacionado ao deus Shiva. Por ser um tridente, cada ponta do trishula tem um significado. Mas antes, é importante entender outra trindade. Shiva faz parte da Trimuti, junto com Brahma (piadas com a cerveja homônima serão desconsideradas e o autor das mesmas será elevado a posição de idiota) e Vishnu. Os três são os deuses mais poderosos da mitologia hindu, e cada um tem uma função.


A visão do universo hindu é cíclica. Isso quer dizer que tudo tem que morrer para começar de novo. Logo, cada um dos grandes deuses tem sua função nesse ciclo. Brahma, é o criador, responsável pela criação do universo. Vishnu é o responsável pela manutenção do universo, além do que Brahma criou o universo no ventre de Vishnu. Já Shiva é o responsável pela destruição do universo.

Contudo, Shiva não é um vilão, apesar de ser o Deus da Destruição. O fim do universo é, na verdade, um recomeço. A destruição é necessária para se manter o ciclo. E o Trishula é a principal arma utilizada por Shiva no seu job.

O trishula tem cada ponta relacionadas com as três qualidades da matéria: tamas (a inércia ou a existência), rajas (o movimento ou firmamento) e sattva (o equilíbrio ou trevas). As três pontas do tridente ainda pode ser interpretado de várias formas, a mais prática delas é como o passado, o presente e o futuro. Ou seja, com o Trishula, Shiva pode destruir toda a matéria, passado, presente e futuro. É a arma do armagedon!


Voltando à carta de Yugioh, vocês perceberam a relação da mitologia com o efeito do monstro? O efeito é remover uma carta da mão (futuro), campo (presente) e cemitério (passado). Legal, né?

Contudo, não é só o Shiva que aparece em posse de um Trishula. A deusa Durga também usa o trishula, entre outras armas presenteadas por Shiva e Vishnu.

Então agora você sabe porque do efeito e do desenho da carta. Esse japones pesquisou mesmo antes de fazer essas cartas...

Thats all, folks!

02 agosto 2011

Dicas e Regras

Bem, aqui estamos nós outra vez e hoje atendendo a pedidos falarei um pouco sobre Spell Speed ou velocidade de feitiço, ou seja a velocidade de ativação das nossas queridas mágicas e armadilhas, pois mesmo a maioria de nós sendo o que podemos chamar de Advanced Player sempre existem momentos em que temos dúvidas sobre velocidade de efeitos na resolução de uma corrente, bem sendo assim acho apropriado começarmos com uma breve revisão.
Como vocês devem saber ou não, existem 3 tipos de velocidades de cartas são elas Spell Speed 1, Spell Speed 2 e Spell Speed 3. Cada velocidade de feitiço(Spell Speed) só pode ser combatida por outra maior ou de igual velocidade, exceto cartas de velocidade 1 , já que normalmente não podem ser usadas contra outras de velocidade 1 ou maior. Quando um jogador ativa alguma efeito de monstro, spell ou trap, ou quando o mesmo invoca um monstro ou simplesmente declara um ataque o outro jogador pode se assim desejar aticar alguma carta em resposta a jogada do seu adversário e quando dois ou mais efeitos são ativados ao mesmo tempo temos o que chamamos de chain link, a primeira carta ou efeito a ser ativado torna-se chain link 1, o próximo chain link 2 e assim suscetivamente, ressaltando que quando ocorre uma chain a resolução dos efeitos começa de trás pra frente, do último até a primeira, explicarei melhor isso adiante, vamos a algumas descrições destas Spell speed:

Spell Speed 1 - São as cartas mais lentas do jogo e por isso não podem ser ativadas em resposta a cartas da mesma velocidade, são as que chamamos de Normal/Field/Continuous e Ritual Spell Cards e também os efeitos Ignition/Trigger e Flip dos monstros. Exemplos:



Spell Speed 2 - São as cartas conhecidas como Quick-Play/ Normal e Continuous Trap/ Quick Monster Effects e Accel Synchro Summons, podem ser usadas em resposta a cartas de velocidade 1 e também as de velocidade 2 , mas sobre hipótese alguma podem ser ativadas em resposta a cartas de velocidade 3. Ex:

Spell Speed 3 - São as cartas conhecidas como Counter Trap, podem ser ativadas em resposta a cartas de Spell speed 1, 2 e 3, entretanto só podem ser combatidas por cartas de mesma velocidade. Ex:


  Suponhamos que:

O jogador A flip summon um Morphing Jar (Spell Speed 1) que havia setado no turno anterior, o jogador B então com cinco cartas na mão pode responder a ativação do efeito Flip com um Magical Dimension (Spell Speed 2) também setado no turno anterior, formando assim uma chain, o efeito do Morphing Jar torna-se chain link 1 e o do magical torna-se chain link 2, o jogador A pode responder a ativação do magical com um Solenm Warning(Spell speed 3) formando chain link 3 e o jogador B nesse momento pode somente ativar uma carta de velocidade 3 como o Solemn Judgment formando o chain link 4, dessa forma seguindo o raciocínio e lembrando que a chain se resolve da última carta até a primeira temos Solenm Judgment nega a Solenm Warning permitindo que o jogador B faça sua Special summon, entretanto ambos jogadores pagam seus custo de ativação, Magical Dimension se soluciona e o jogador B invoca dessa forma um spellcaster de sua mão antes do efeito de Morphing, destruindo ou não um monstro durante sua resolução e por último ambos descartam as respectivas cartas de suas mãos e compram mais cinco.